Fator | Performance Driven Marketing

5 fatores que acabam com a credibilidade do site de uma loja de veículos

Vamos ser sinceros: Mesmo com todo o investimento que lojas de veículos fazem em marketing e em transparência com seu público alvo, elas ainda são vistas com um pouco de descrédito e desconfiança pelos potenciais clientes, que se sentem mais seguros em concessionárias “oficiais”.

Não é surpresa que os compradores de carro vão a apenas uma, as vezes duas lojas, quando procuram por um veículo. O objetivo é evitar a experiência de compra. E com a internet evoluindo para que está hoje, é muito fácil tomar uma decisão sem sequer conversar com um vendedor no pátio da loja…

E aqui está o recurso de maior valor de uma loja de veículos, algo que é praticamente certo que será visto pelo cliente: seu site. Mas nem todos os sites são iguais, e nem sempre a loja investe em um projeto de qualidade, que agrega confiança e transmite uma imagem de segurança para o cliente final.

Abaixo listamos 5 pontos que acabam com a credibilidade de uma loja de veículos:

1 – Design ruim

Esse é o motivo principal e onde grande parte das lojas de veículos acaba falhando grosseiramente. Banners piscantes com mensagens de negócios milagrosos, cores vibrantes, animações diversas (“meu site precisa ter algo animado pra chamar a atenção do cliente“) e outras interações ineficientes são exemplos clássicos que irão prejudicar muito a visão do seu potencial cliente para com sua loja. E o direcionarão imediatamente para o concorrente.

Você precisa entender o que deseja comunicar ao seu cliente e fazer isso de forma clara e objetiva, como um vendedor profissional. Mantenha os elementos clean e não tente apresentar tudo que você tem de benefícios logo na página inicial. Se o usuário gostar do que viu na capa (uma decisão que leva, literalmente, milésimos de segundo), ele certamente vai achar o que busca através de um design agradável e uma estrutura de conteúdo inteligente.

2 – Erros de português

Não é preciso falar muito… Ter no site (seja na descrição de veículos ou em artigos de inbound) conteúdos com erro de português é jogar pela janela toda e qualquer credibilidade alcançada inicialmente. Dê uma atenção especial ao conteúdo estático do site, porém crie formas de monitorar a entrada de novos conteúdos, validando o que está escrito e evitando ao máximo erros de gramática/português.

3 – Superlativos e linguagem vaga demais

Melhores preços do mercado“, “os carros com menor quilometragem“, “negócios imperdíveis“. Tudo isso pode parecer ótimo para você, mas seu cliente tem uma percepção bem diferente. Quando o negócio parece muito bom, e alguém faz questão de exaltá-lo, automaticamente surge uma ponta de desconfiança. Como dissemos anteriormente, seja objetivo na mensagem e, mais do que nunca, seja TRANSPARENTE, pois é isso que seu cliente está buscando.

4 – Falta de fotos

Você compraria uma TV no Shoptime sem olhar uma foto do modelo? Obviamente não, né? Para veículos isso é ainda mais importante, pois não basta apenas uma ou duas fotos. O cliente quer ter, online, a melhor experiência possível, que ele só teria offline. Adicione pelo menos 10 a 15 fotos de cada veículo, de ângulos diferentes, do interior, porta-malas, etc. Se possível, utilize uma câmera para exibir ainda um vídeo interno, quase um test-drive virtual. Lembre-se: o comprador só irá visitar a sua loja física depois de achar que já encontrou o que está procurando. Se você não puder mostrar isso através das fotos, como ele saberá que é o que está realmente buscando?

5 – Problemas técnicos ou de usabilidade

Carregamento rápido, fácil de navegar, simuladores/calculadoras de financiamento que funcionam e imagens de qualidade de cada veículo devem ser um padrão na sua comunicação digital. Se um site leva mais de 3 segundos para carregar no celular, as pessoas abandonam. Não importa quais veículos você tem em estoque, se o seu site está cheio de links quebrados ou formulários que não funcionam, sua credibilidade será afetada e o potencial comprador irá direto para próximo site (que está, literalmente, a um clique de distância).

Todas essas dicas são bem simples, mas a maior parte das lojas de veículos sofre com pelo menos 2 ou 3 desses problemas. Faça o teste agora: Navegue pelo seu site, tente pensar como seu potencial cliente, anote os tópicos mencionados. Quanto tempo você leva para encontrar o que procura? Se não encontra, existe algo parecido para seu interesse? Como é a experiência de acessar via celular? De procurar determinado modelo? Você confiaria na loja pelo seu site?

Se você acha que poderia melhorar, converse conosco. Temos muitas ideias que poderiam impactar positivamente na credibilidade da sua loja 😉

 

Marketing Digital para Concessionárias e Lojas de Veículos

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.