Fator | Performance Driven Marketing

5 ideias para blogs de e-commerce bem fáceis de implementar

Cada vez mais as empresas estão utilizando blogs. E isso é muito importante pois apenas através de blogs que as empresas conseguem ter uma “voz” para seu público-alvo e transmitir experiências que as diferenciam dos concorrentes.

E ser diferente é muito importante  quando você tem um e-commerce, pois muitos dos seus concorrentes terão exatamente os mesmos produtos, as vezes até com preços melhores, e será necessário uma estratégia para fazer você se destacar na multidão cada vez maior de lojas virtuais. E isso é ainda mais importante quando você pode estar concorrendo com gigantes como B2B (Submarino, Americanas, Shoptime)…

A ideia do conteúdo está em suprir outros diferenciais que você também pode ter, como preço ou atendimento, porém gerando tanto valor para seus clientes que eles lhe visitarão para acompanhar os reviews, opiniões e todo o expertise que sua empresa emana através do próprio website.

Abaixo listamos algumas ideias para posts de blog que podem ajudar a atrair visitantes para sua loja virtual.

1. Destaque múltiplos produtos em um único post

Comece imaginando um grupo de produtos que seus clientes podem ter interesse, algo que irá demonstrar uma certa empatia com seu público alvo. Faça o teste  e tente entrar na cabeça de cada um deles quando vai às compras.

Vamos supor que você venda artigos esportivos. Você pode criar um post para cada produto que você vende, porém a melhor forma de criar impacto é produzir um post destacando um conjunto de produtos essenciais para seu público e que você vende. Por exemplo: Ao fazer um post sobre corrida, não fale apenas do tênis maravilhoso com amortecedores, destaque o relógio que monitora os batimentos cardíacos e o número de passos, o fone bluetooth para quem gosta de escutar música enquanto corre, a camiseta mais confortável. Crie um “kit” perfeito para o seu cliente de corridas e mostre como cada um impacta no seu dia-a-dia.

2. Crie um guia de compras online

O guia de compras é um processo muito importante para trazer novos clientes. Como proprietário de um e-commerce você já viu todo tipo de comentário de fornecedores e clientes. Você sabe o que vende e porque. Utilize esse expertise para ajudar potenciais clientes a encontrar o produto mais adequado para eles. Ajude as pessoas que compram de você para que elas tenham a melhor experiência de compra.

O cliente nem sempre sabe o que ele quer. O primeiro passo dele é pesquisar o assunto para entender mais, conhecer os produtos e modelos disponíveis, etc. Se você conseguir atrair o usuário nessa etapa de reunir informações, terá chances de fechar a venda também, pois você se posicionará como referência no segmento e criará um elo de confiança com o visitante. E mesmo que o usuário não compre imediatamente, lembre-se que as pessoas valorizam sites onde obtém informações relevantes e de qualidade.

Imagine que sua loja vende tênis de corrida. Você pode criar um guia sobre “como escolher o melhor tênis de corrida para os seus pés”. Sempre que alguém buscar no Google por “como escolher o melhor tênis de corrida”, há grandes chances de o seu blog aparecer em destaque. E, adivinhe, você ainda disponibilizará um guia com diversos tênis de corrida da sua loja virtual para o visitante escolher…

3. Escreva posts de acordo com a estação ou época

Cada estação trará demandas de busca específicas para ela. Pense em como as estações do ano irão afetar os seus clientes e a forma como eles buscam por seus produtos. No exemplo dos nossos tênis de corrida, você pode escrever posts que falem sobre tênis ventilados para correr no verão, ou boas opções de tênis para correr na chuva. E, claro, faça o link com seus produtos relevantes. Bingo!

Construa esses posts com antecedência, não deixando chegar a estação para começar a escrever. Lembre-se que seus clientes muitas vezes irão pesquisar com antecedência, principalmente se estiverem se planejando ou ainda comprando um presente online, que ainda terão de esperar a logística de entrega. Crie o conteúdo com antecedência para atrair os visitantes antes dos concorrentes.

4. Utilize as dúvidas dos seus clientes

A internet facilitou a vida dos consumidores para encontrarem respostas para dúvidas sobre determinados produtos. E muitas vezes eles conseguem respostas dentro das lojas onde pensam em comprar esses produtos, de forma pública e visível para todos os visitantes. Se em sua loja você se depara com uma determinada dúvida com frequência, é hora de construir um post exclusivo sobre isso.

Escutar é a parte mais importante do marketing. Escute seu cliente e ele lhe poupará todo o trabalho da pesquisa e dirá exatamente o que ele está buscando. Além disso, acompanhe redes sociais e verifique o que as pessoas estão falando sobre produtos como os que você vende.

Por exemplo: Você vende video games e percebe que as pessoas sempre perguntam sobre o Xbox One, se ele suporta jogos do seu antecessor, se conseguem ligar os serviços de TV por assinatura nele, se podem assistir o Netflix, etc… Ao criar um guia detalhado sobre esse assunto você ajudará potenciais clientes e tomar uma decisão de compra sobre esse produto.

5. Escreva análises sobre produtos

Cada vez mais as pessoas procuram por recomendações e análises de produtos online para ajudá-los a tomar uma decisão de compra. Ao produzir um review sobre os benefícios de determinado produto, você mostrará para esse consumidor que não apenas vende o produto, mas que você conhece ele muito bem.

Esse perfil de conteúdo é ainda mais importante quando você tem um produto novo, que existem poucos comentários e análises disponíveis na internet.

Se você vende notebooks, por exemplo, e recebeu um novo modelo, você poderá gerar muito tráfego apenas sendo um dos primeiros a publicar uma análise detalhada dele. Você também pode fazer algo mais aprofundado, usando um dos seus produtos mais vendidos e reunindo comentários de clientes e dúvidas para criar um conteúdo muito rico em informações!

O blog é um ótimo caminho para lojas virtuais adicionarem conteúdo relevante e trazer visitantes de qualidade para aumentar as conversões. Transforme sua loja virtual em um local de conteúdo de qualidade para seu público e ele entenderá que você é uma referência no seu segmento de atuação, mesmo com grandes players na concorrência!

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.