Fator | Performance Driven Marketing

5 Motivos para Usar o Nome da sua Empresa/Marca nas Campanhas de Google Ads

Muitas vezes os clientes são surpreendidos ao perceberem, nos relatórios de campanhas de Ads que a Fator emite, uma lista dos chamados “termos institucionais”, como o nome da empresa ou da marca.

Em alguns casos, precisamos argumentar com o cliente a importância de usar os termos institucionais na campanha, mesmo que isso gere um custo (geralmente muito mais baixo que outras palavras-chave).

A pergunta que sempre vem é:

– “Mas por que eu vou gastar dinheiro no próprio nome da minha empresa, que já está no topo da busca orgânica?”.

Parece loucura, eu sei. Você pode achar que é desperdiçar dinheiro, ou simplesmente direcionar o tráfego orgânico para o pago, “canibalizando” os acessos que viriam naturalmente do Google. Mas vamos listar 5 motivos para usar os termos institucionais nas suas campanhas de Google Ads:

1 – Dominar os resultados da primeira página do Google

Você concorda que dois é melhor que um certo? E isso é ainda mais relevante quando falamos da primeira página de resultados do maior buscador do mundo. Assim como ao colocar mais links em um e-mail você aumenta as chances de clique, o mesmo ocorre ao colocar mais oportunidades em frente ao usuário que está buscando.

Além disso, ao aparecer na busca paga e orgânica você demonstra ao seu potencial cliente que está dominando o seu mercado.

2 – Você pode controlar melhor sua mensagem

A busca orgânica é gratuita, porém nem sempre é comercial e eficiente. A busca paga permite a criação de anúncios e a geração de CTAs (Call to Action) para atrair mais atenção dos usuários e motivá-los a acessar seu site.

Além disso, na busca orgânica nem sempre o usuário será direcionado para a página mais relevante. Já na paga, você pode direcionar ele para aquela landing que melhor converte dentro do seu site. E você ainda pode usar sitelinks e listas de produtos para ter anúncios ainda mais engajados.

3 – Porque seu concorrente vai fazer isso

Se seus concorrentes forem inteligentes, eles JÁ ESTÃO anunciando usando o nome da SUA EMPRESA. Ou seja, quando alguém buscar pelo nome da sua empresa, o resultado orgânico dela será empurrado um pouco mais pra baixo na primeira página do Google para dar lugar ao – Seu concorrente!

Isso certamente fará uma parte do tráfego que iria para o seu site ser direcionado para o seu concorrente.

4 – Termos institucionais são baratos

Não se limite ao nome da sua empresa. As palavras-chave institucionais podem ser os nomes dos produtos, marcas, modelos, etc. Até mesmo palavras presentes na URL do site. Essas palavras-chave serão muito mais baratas e terão uma taxa de cliques e um índice de qualidade muito mais elevado.

5 – Assegure um tráfego de leads muito mais qualificado na jornada de compra

Pessoas que buscam por sua empresa ou marca já foram impactadas por sua comunicação anteriormente e já tem interesse em fazer negócio. Elas podem ter ouvido falar de um amigo, procurado anteriormente ou visto algum anúncio pela rua. Elas sabem que você tem o que elas querem e as chances são grandes de que elas já estejam na fase mais avançada da jornada de compra.

Ainda não está seguro que deve pagar pelos termos institucionais? Então aproveite a facilidade das campanhas de Google Ads e faça um teste A/B. Crie uma campanha local, direcionada para sua cidade (Porto Alegre, por exemplo), e use apenas os termos institucionais. Faça variações, acompanhe os resultados no Google Ads e no Analytics.

Você nunca saberá se funciona se não testar!

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.