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7 formas de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

As pessoas estão comprando em lojas virtuais agora mais do que nunca. No Brasil, 9 em cada 10 pessoas (96%) já fizeram uma compra online pelo menos uma vez (segundo dados do Nielsen no Brasil). Entretanto, a taxa de conversão costuma ser muito baixa nas lojas virtuais, tipicamente ficando entre 1% e 3%.

Embora seja possível uma loja virtual sobreviver plenamente ao converter apenas 1% das visitas, é melhor sempre buscar números mais elevados em vendas. E se você deseja aumentar o volume de visitantes que convertem, podem começar os seguintes passos:

 

Ofereça frete grátis ou de valor reduzido para determinadas compras

O preço ainda é um dos principais fatores decisórios de compra para o consumidor brasileiro, porém quando ele chega na etapa de checkout e visualiza o adicional do frete, ele pode se desestimular da compra devido ao custo adicional. Ao oferecer um frete grátis ou reduzido (alguém falou em desconto no frete?) para determinadas compras, você certamente verá um aumento no volume de conversões.

 

Envie um e-mail de carrinho abandonado

Mais de 80% dos carrinhos acabam sendo abandonados durante a jornada de compra do usuário. Seja por custos de frete, checkout confuso, um preço melhor em outro site ou apenas porque o cliente perdeu a vontade de fazer a compra, muitos simplesmente não vão até a etapa final.

Uma das formas mais eficientes de recuperar esse cliente é enviar um email minutos após o abandono do carrinho, quando o cliente ainda está na impulsão da compra. O e-mail geralmente traz os dados do produto que foi “esquecido” no carrinho e motiva o consumidor à retornar.

Se ainda assim não surtir efeito, é possível automatizar o processo, enviando um segundo e-mail algumas horas depois com um cupom de desconto, deixando a oferta ainda mais irresistível para o cliente.

Mesmo que você não tenha o cliente cadastrado em sua loja virtual, existem plataformas online que unificam os logins de milhões de consumidores, permitindo detectar um comprador não cadastrado e enviar o e-mail de abandono para ele.

Modifique os Call-to-Action usados em diversas etapas

O processo de compra online as vezes é mais confuso do que deveria para certos clientes. Fazer cadastros longos, autenticar por redes sociais, inserir endereços de entrega, dados de cartão de crédito pode ser um pouco frustrante para usuários menos familiarizados com internet. E esse processo se torna ainda mais complexo quando realizado em telas pequenas, de celulares.

Muitas vezes o usuário precisa apenas ser guiado. Trocar os nomes e cores dos botões pode ser um ótimo passo. Repense o botão de “comprar” e dê uma atenção especial para cada etapa do carrinho. Ao invés de apenas “continue”, coloque labels que identifiquem exatamente qual a próxima página que o usuário será redirecionado (revisar o pedido, inserir dados de pagamento e assim por diante).

Tenha conteúdo qualificado nas áreas certas

Não deixe seu e-commerce se transformar em um mero catálogo de produtos. Para ter certeza de atrair o público exato, que está procurando seus produtos, crie conteúdo de qualidade, que interesse ao seu público alvo. Se sua loja vende produtos de beleza, crie artigos que mostrem como cuidar bem da pele ou dos cabelos, por exemplo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia crucial para lojas virtuais para expandir a força da marca para determinado segmento de público. Você deve ter um blog qualificado, produzir vídeos, fotos e interagir nas redes sociais com toda a força que sua marca permite.

Inclua depoimentos de clientes nas páginas de produtos

Você sabe que sua empresa é maravilhosa, mas seus clientes nem sempre acreditarão na sua palavra. Entretanto eles costumam acreditar muito na palavra e opiniões de outros clientes. Segundo estudo da Econsultancy, 61% dos consumidores costumam ser depoimentos de produtos antes de realizar uma compra. E que depoimentos acabam resultando em um aumento médio de 18% nas vendas online.

Tenha certeza de criar ferramentas e mecanismos de relacionamento para garantir que seu cliente possa deixar um depoimento positivo, destacando aqueles mais interessantes nas páginas de seus produtos.

Melhore o tempo de carregamento do site

Existem incontáveis estudos que comprovam as melhores taxas de ROI para sites que carregam mais rápido. Reduzir alguns poucos segundos no tempo de carregamento podem resultar em aumentos substanciais no volume de conversões.

Lojas virtuais com fotos grandes e de qualidade podem facilmente levar 4 a 8 segundos para carregar, porém com algumas otimizações e ajustes isso pode ser reduzido para 1 ou 2 segundos, talvez até menos. Pegue a URL de algumas páginas de produto e utilize a ferramenta do Google para testá-las e entender o que é possível melhorar

Mantenha sua página simples e livre de distrações

A sua loja virtual deve estar 100% focada nos produtos e no processo de compra. Você não precisa dar destaque para formulários de cadastro, botões de redes sociais ou links desnecessários para outras páginas de menor relevância para o cliente.

Algumas dicas para isso:

  • Evite muitas colunas (menu lateral, sidebar de produtos relacionados, etc). Dê atenção ao produto, foto e preço.
  • Ao rolar a página, mantenha uma barra mínima no topo com o menu principal e o logo em versão pequena.
  • Não misture botões de redes sociais com outros botões importantes (como compra ou cálculo de frete).
  • Evite o carnaval de cores na área do botão de compra. Crie mais espaços em branco ou elementos que direcionam a atenção do usuário para comprar.

Fator.ag

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