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AdWords para negócios locais e pequenas empresas

E se você pudesse fazer sua empresa aparecer de forma “mágica” na cabeça do seu cliente sempre que ele PENSAR na necessidade de adquirir o produto ou serviço que você disponibiliza? Poderoso, não? Agora imagine que o Google Ads permite destacar sua empresa sempre que alguém buscar pelo produto ou serviço dela! E quando falamos do Google, estamos praticamente falando de algo que faz parte do dia a dia de qualquer consumidor.

Exagero? Confira os números:

  • 2.5 milhões de buscas por SEGUNDO no mundo
  • Cerca de 60% das buscas via celular são por produtos ou serviços locais
  • Percentual das buscas mobile locais que acabam resultando em uma compra em até uma semana: 78% (Search Engine Land)

Acho que fica claro que ser encontrado no Google é ótimo para pequenas empresas, certo? O Google Ads é hoje uma das plataformas de anúncios pagos mais maduras do mercado e com maior alcance de potenciais clientes.

Será que é tarde demais para competir no Google? Muito caro? Talvez, se você focar em palavras-chave genéricas como “seguros”, que podem ter um custo por clique acima de R$ 15. Mas se você usar termos como “seguro de automóvel em Porto Alegre”, o custo por clique pode ficar abaixo de R$ 3. Não, não é tarde demais, porém é necessário algumas estratégias para extrair o máximo de resultado com o menor custo possível.

Vamos voltar ao nosso case de seguros em Porto Alegre. Ele nos solicitou para investir apenas R$ 500 no Google Ads por mês ao longo de 3 meses. Após conversar com o diretor e entender um pouco dos clientes atuais, percebemos que a melhor forma de converter leads em vendas era se o potencial cliente pudesse ligar para os vendedores, então criamos uma campanha que é focada exclusivamente em ligações: O usuário busca por seguros no celular, aparece o anúncio, e ao clicar no anúncio ele liga imediatamente para o vendedor!

No primeiro mês de campanhas foi possível direcionar cerca de 170 ligações para a empresa a um custo inferior a R$ 3 por cada uma, utilizando palavras-chave bem específicas e focando em horário comercial, quando os vendedores estavam ativos, aguardando o contato!

Google Ads para pequenas empresas e negócios locais: Dicas importantes

1 . Direcione anúncios apenas para as áreas próximas à sua empresa

Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes acaba sendo esquecido. Se você oferece seus serviços em Porto Alegre e região metropolitana, evite que seu anúncio apareça para Caxias do Sul e Bagé!
Dica adicional: Se você quiser, pode excluir áreas específicas onde sua empresa não quer atuar, para reduzir custos.

2. Utilize campanhas exclusivas para ligações

Esqueça os números de impressão e CTR. Ligações são parte fundamental do funil de vendas de muitas pequenas empresas, e quando o potencial cliente está ligando, geralmente ele está próximo de converter. Além disso, é uma métrica simples para a empresa e que pode potencializar o volume de negócios rapidamente.

As campanhas exclusivas de ligação só aparecem em buscas de celular e direcionam o usuário de forma objetiva para a equipe de vendas, sempre precisar passar por páginas anteriores para encontrar o número!

3. Utilize extensões de endereço e telefone

Se a empresa busca um meio termo entre tráfego qualificado e ligações, é possível criar campanhas de busca que utilizam endereço e telefone para destacar informações sobre a empresa, permitindo ao potencial cliente saber como chegar e qual o telefone imediato de contato. Além disso, essas extensões aumentam o tamanho do anúncio, ocupando boa parte da página de resultados do google com os dados da empresa.

 

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As extensões de anúncio não tem custo adicional e criam novas formas do usuário interagir com sua empresa. São uma opção obrigatória na estratégia de Google Ads!

4. Utilize anúncios de localização e pins

Quando você procura por uma empresa na sua região, ou um endereço, para quem você pergunta? Meu palpite é que seja o Google, certo? Como um anunciante local, sabemos que buscas de localização com interesse estão diretamente relacionadas a uma compra local no futuro.

Por isso o Google tem diversas opções de localização nos anúncios de busca, como os próprios anúncios dentro do Google Maps. Se você não conhece, você não está sozinho. Além de relativamente novo, esse formato é pouco utilizado em diversos mercados.

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Um dos resultados da busca, acima dos resultados orgânicos, é destacado com um pin roxo no mapa e na listagem.

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Um resultado semelhante é visto no desktop.

Os anunciantes são cobrados da mesma forma que os anúncios normais, por clique. Entretanto, nos anúncios em mapas, os botões de “ligar” e “direções” são os cliques que são cobrados, o que geralmente é mais importante para uma empresa local do que direcionar o visitante para uma landing page.

5. Direcione a verba das campanhas para rede de busca ao invés de rede de display

Campanhas de display (banners) podem ser ótimas para reconhecimento da marca, conversões em e-commerce e remarketing, mas as campanhas de busca convertem muito melhor para pequenas empresas e negócios locais.
Estar na frente do seu potencial cliente quando ele está buscando pelo seu produto ou serviço irá garantir um fluxo muito mais qualificado de leads do que aparecer na hora em que ele consulta as notícias ou lê seu blog favorito.


Mas se ainda assim você deseja investir na rede de display, utilize essas duas dicas abaixo para melhorar sua eficiência:

a) Selecione sites locais, relacionados ao seu negócio ou relevantes para você.

b) Crie campanhas separadas para display e busca, de forma a possibilitar comparar os resultados.

6. Anuncie no nome da sua empresa

Mas por que anunciar no nome da empresa? Simples:

a) Melhor CTR e taxa de conversão – Pessoas encontrarão exatamente o que estão buscando.

b) Você pode estar no topo dos resultados orgânicos, mas outros resultados também aparecerão, e é importante você dominar ao máximo os resultados.

c) Porque é barato 🙂

d) Porque seu concorrente vai fazer isso, e irá obter tráfego que poderia ir para sua empresa!

7. Configure horários de exibição para anunciar apenas quando sua empresa está disponível

Essa é outra configuração importante, mas geralmente ignorada por anunciantes. Principalmente quando você fizer campanhas focadas em ligação, estruture seus anúncios para que apareçam apenas no horário comercial (ou qualquer que seja o horário de funcionamento da sua empresa). Não gaste quando ela estiver fechada!

Ads é muito eficiente para pequenas empresa e permite que elas concorram com grandes. Entretanto, para consumir melhor a verba e extrair os melhores resultados, geralmente é importante ir a fundo e conhecer os recursos mais avançados da plataforma.

Precisa de apoio para sua próxima campanha? Converse conosco!

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