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Dicas para o uso eficiente do Remarketing em campanhas de AdWords

Campanhas de AdWords direcionam uma parcela significativa do tráfego em e-commerce. Há estimativas de que as campanhas no google movimentam mais de 30% do tráfego pago mundial. Mas uma grande parte desses cliques jamais resultará em uma venda, já que muitos visitantes estão apenas buscando por informações e respostas para suas dúvidas.

Google diz que 97% dos visitantes não convertem na primeira vez que eles visitam um website, e assim que eles saem, provavelmente esquecerão que um dia visitaram aquele site… O remarketing é uma ação de custo por clique que lhe permite ter uma segunda chance com esses visitantes, trazendo-os de volta depois de algum tempo que abandonarem seu site, mas ainda com a marca da sua empresa na cabeça deles.

Preparando as ações de remarketing

A maior parte das plataformas de anúncio, como Facebook, Yahoo e AdWords, oferecem ferramentas de remarketing. Pessoalmente gostamos mais do Google, que trabalha o remarketing através de banners na rede de display, atingindo milhões de sites pelo mundo. E é essencial que você dê uma atenção especial na criação dos banners, visto que  eles serão a peça chave para atrair a atenção do seu público.

Táticas de remarketing

Assim como o AdWords “tradicional”, o remarketing é extremamente flexível e aberto a diversos perfis de implementações. Utilizando algumas táticas conhecidas você pode aumentar muito as chances de sucesso:

  1. Utilize geolocalização
    O remarketing permite segmentar seu público alvo de diversas maneiras. Para determinadas lojas a geolocalização é a chave do negócio, pois permite que você atinja apenas consumidores locais, com maiores chances de conversão.

  2. Impulsione sua marca
    Com uma campanha simples de remarketing você pode aumentar significativamente o impacto da sua marca.

  3. Crie benefícios
    Uma das formas de trazer de volta um cliente perdido é oferecendo um benefício, como um desconto (5%, 10%). Lembre-se que você iria perder esse cliente de qualquer maneira, então diminuir a margem de lucro para adquirir um novo cliente não é nada ruim.

  4. Disponibilize formas de retorno para o visitante converter
    Um visitante que acessou a página de contato da sua empresa e então abandonou pode ser um cliente em potencial com um problema para ser resolvido. Utilize o remarketing para encorajá-lo a retornar e tentar novamente.

  5. As pessoas mantém hábitos. Use a seu favor.
    Se um visitante comprou um buque de flores no dia dos namorados, em junho, é muito provável que ele procure outro no ano que vem. Mantenha-se em evidência na mente desse cliente no próximo ano.

  6. Foque em produtos e serviços
    Se um usuário acessou a página de uma camisa vermelha e saiu sem converter, exiba anúncios de camisas vermelhas, e não de calças pretas! A imagem tem grande potencial para cativar o visitante e motivá-lo a retornar para o site.

  7. Motive compras adicionais
    Se um cliente realizou uma compra de determinado produto no seu site, então crie uma ação de remarketing que apresente produtos relacionados depois. Basta colocar o código de remarketing na página de checkout para capturá-lo na hora certa!

  8. Dê atenção aos clientes atuais
    Aumente a lealdade de seus clientes atuais criando uma campanha de remarketing exclusivamente para quem fez login na área de cliente do seu site. Ofereça um cupom ou um desconto, por exemplo!

  9. Carrinho abandonado
    Se um visitante adicionou um produto no carrinho mas não comprou, foque seu remarketing nele. Um cliente que estava prestes a comprar tem grande valor e você pode ter diversas formas de reengajar com ele e motivá-lo a completar sua compra.

  10. Não siga as pessoas para sempre
    Muitos visitantes vão acessar seus produtos e não irão comprar. Eles podem até comprar em uma loja física, mas não no online. Não fique direcionando seus anúncios indefinidamente para seu público, pois além de não ser eficiente, você acabará se tornando chato para esse cliente, criando uma pressão negativa.

Essas são apenas algumas dicas rápidas. Há muito que você pode fazer ainda 🙂

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