Fator | Performance Driven Marketing

Porque o Conteúdo é Importante no Segmento de Ensino

Já existe um comportamento padrão nas instituições de ensino americanas de evoluir suas estratégias de marketing através da produção e manutenção de conteúdo de alta qualidade, tanto para alunos quanto para pais, utilizando o site das instituições e outros canais como e-mail e redes sociais.

Esse cenário se desenha como um padrão do segmento e já começa a dar os primeiros passos em terras tupiniquins. Mas como usar o Inbound Marketing nas escolas e faculdades? Existem alguns pontos que precisam ser (re)pensados.

Sites de escolas e faculdades precisam ser (muito) fáceis de usar

Estudos apontam que pelo menos 20% dos estudantes consideram o site da instituição de ensino como um fator primordial na escolha durante os estágios iniciais de pesquisa, levando-os, inclusive, a excluir desse processo aqueles sites considerados “ruins” ou “péssimos”.

E o site da instituição de ensino é o primeiro destino de um estudante (e dos seus pais) quando começam a pesquisar escolas. Uma primeira impressão ruim da comunicação da instituição pode dificultar bastante o processo de captação digital logo no seu primeiro estágio.

O site de uma faculdade precisa ser bonito, fácil de usar e prover os estudantes com informações que eles realmente PRECISAM. O primeiro passo na pesquisa dos alunos e pais costuma ser informações sobre programas acadêmicos, processos de inscrição e formas de financiamento. Depois, ainda vem outras opções, como valores e mapas de campus (algo que ajuda para grandes instituições no processo de recrutamento).

O site precisa facilitar o acesso a informações de cada curso e formas de entrada na instituição, sem muita procura ou confusão para o visitante.

O e-mail é parte essencial do processo de captação de alunos

É fato que hoje em dia o público jovem utiliza whatsapp, mensagens de texto e redes sociais muito mais do que e-mail. Mas o e-mail é uma das principais formas de comunicação justamente porque todo mundo tem uma conta (até para criar suas redes sociais 🙂

Além disso, como forma de contato, os potenciais estudantes tem mais chances de disponibilizar seu e-mail pessoal do que um telefone, facilitando assim a geração de um lead altamente qualificado em uma landing page.

Para a instituição, a principal dica é usar o e-mail para o relacionamento constante, enviando avisos de cronogramas de inscrição, andamento de processos seletivos e informações sobre matrículas.

Redes Sociais são ótimos canais para OUVIR.

Existe uma diferença grande de comportamento entre instituições de ensino e estudantes nas redes sociais, algo que se torna ainda mais evidente quando comparamos com a interação com os sites das instituições.

Embora mais de 90% das IEs tenham fanpage no Facebook, apenas cerca de ¼ dos estudantes realmente analisam o conteúdo das redes sociais das instituições. Existem diversos motivos para isso, mas o principal é CONTEÚDO.

Potenciais estudantes indicam que os comentários dos estudantes atuais de cada instituição tornam-se um dos aspectos mais relevantes nas redes sociais das faculdades e escolas. Ou seja, eles utilizam como um canal para analisar a opinião de quem já é “cliente” da instituição.

Aqui a grande sacada para as faculdades é utilizar as mídias sociais para manter um diálogo informal com seu público-alvo, esclarecer dúvidas e resolver conflitos de forma inteligente, evitando assim transformar sua fanpage, por exemplo, em um canal agressivo de vendas (que o potencial aluno poderá evitar simplesmente não visitando mais…)

Unindo conteúdo e estratégia de marketing

Potenciais alunos e seus pais querem se comunicar com a instituição que eles estão considerando a matrícula, porém eles poderão fazer esse contato de diversas formas. Ao entregar conteúdo de qualidade em diversas mídias, mas principalmente em redes sociais, website e email, elas podem influenciar de forma muito positiva no processo de decisão sobre a escolha da faculdade a cursar.

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, ótimo conteúdo começa no próprio website e deve ser distribuída de forma elegante por toda a presença digital da instituição.

Marketing Digital para Instituições de Ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.