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Construindo a primeira campanha de AdWords

Não importa quantas ferramentas grátis existam por aí, um anúncio pago geralmente é uma das melhores estratégias para direcionar tráfego de qualidade para o seu site. O problema é que os concorrentes estão começando a descobrir isso e utilizar os mesmos termos e palavras-chave que você, certo? Bom, não apenas você precisa construir sua própria campanha de Ads, como precisa fazê-la de forma qualificada para que se destaque do resto da multidão.

Vamos começar com algumas dicas básicas e outras mais avançadas.

Crie sua conta no Google Ads 

O primeiro passo é visitar o site do Google Ads e fazer seu cadastro para criar sua conta. Você precisará inserir alguns dados financeiros (CNPJ/CPF, cartão de crédito caso não queira pagar com boleto, etc). Assim que sua conta estiver devidamente criada, é hora de criar sua primeira campanha.

Escolha o tipo de campanha

Comece com a opção de “apenas rede de busca“, pois depois você poderá alterar para adicionar outras funcionalidades. Dê um nome descritivo para sua campanha para facilitar a organização e, se possível, crie um padrão nos nomes para não ficar confuso quando tiver outras campanhas ativas.

Defina uma área geográfica para exibir os anúncios

Talvez uma das dicas mais importantes: defina a área física onde as pessoas poderão ver seus anúncios. Mesmo que você tenha uma loja virtual, é recomendado começar com uma região mais próxima de onde está seu endereço físico, para dar mais confiança ao seu público e para iniciar as métricas em uma região menor (portando mais fácil de monitorar).

Defina seu orçamento

Isso também é muito importante, você certamente quer investir o suficiente para aparecer para seus clientes, mas certamente não quer quebrar investindo tudo no marketing, certo? Você pode definir até quanto está disposto a pagar por clique, o que ajuda a ter maior controle. Além disso, você pode definir quanto de verba diária sua campanha irá consumir, podendo configurar para que, por exemplo, R$ 300 sejam distribuídos ao longo de 10 dias, R$ 30 por dia.

Assim que você tiver tudo bem configurado e monitorado, se achar melhor, pode ir modificando sua verba para garantir maior exposição e volume de cliques.

Crie seu anúncio

Esse é o aspecto mais importante da construção técnica da campanha. O texto do anúncio será o que você utilizará para convencer o potencial cliente a clicar e visitar sua página. Você certamente quer muitos visitantes, mas sua prioridade são visitantes que vão comprar seus produtos/serviços, certo? Se eles não comprarem, você pagará pelo clique deles da mesma forma, e isso não será bom para sua estratégia a longo prazo.

Portanto, comece com um título de qualidade que utilize os termos que as buscas buscam no seu segmento. Você tem apenas 25 caracteres, portanto pense com cuidado. Você pode precisar abreviar algumas palavras ou procurar por sinônimos mais curtos.

A partir daí você tem 35 caracteres para a segunda e terceira linhas. Utilize essa parte para destacar os benefícios do seu produto/serviço. Esteja pronto para mudar essa parte se seu anúncio não atrair a atenção.

Dica profissional: Crie múltiplos anúncios e monitore qual está tendo uma taxa de cliques (CTR) mais elevada. Exclua o pior e crie novos, assim sucessivamente. Isso é um teste A/B.

Adicione a URL que aparecerá para o usuário

A URL que aparecerá para o usuário é diferente da que você usará no anúncio. A URL que aparecerá é importante para as pessoas lembrarem, e deve ser curta e objetiva. Geralmente é o domínio do seu site ou o domínio seguido de uma palavra-chave relevante, para destacar o que ele busca.

Adicione a URL de destino do anúncio

A regra básico no Google Ads é nunca enviar o lead diretamente para a página inicial do seu site. Você precisa direcioná-lo para a landing page mais relevante, que exibe mais informações sobre aquele produto/serviço que estava presente no anúncio que o usuário clicou.

Se você envia as pessoas para a página inicial e elas precisarem BUSCAR novamente pelos produtos que tinham interesse. Bom, as chances são pequenas de elas continuarem no seu site.

Adicione suas palavras-chave

Lembre-se que você estará competindo diretamente com outras empresas pela mesma audiência. Separe um tempo para pensar em palavras-chave que as pessoas usariam para encontrar sua empresa e comprar de você.

Ao invés de usar termos como “sapatos femininos” para disparar seu anúncio, utilize algo como “sapatos de salto vermelho”. Você poderá perder alguns visitantes que buscam por todo tipo de sapato, mas certamente se destacará para aqueles que buscam um modelo em especial.  E eles estarão mais inclinados em realizar a compra se o seu anúncio direcionar eles para uma página com sapatos de salto vermelhos e isso compensará o que pagou pelo clique deles!

Você também pode usar palavras-chave negativas e salvar uma parte do seu orçamento que seria desperdiçada. Esses termos simplesmente dizem para o Google que você não quer aparecer quando um usuário buscar por eles.

Lembre-se também de adicionar o nome da sua empresa nas palavras-chave, falamos disso neste outro post 5 motivos para usar o nome da empresa nas campanhas de adwords.

Diga quanto pagar pelos cliques

Você precisa dizer ao Google quanto deseja pagar pelos cliques. Lembre-se que seu lance é baseado na visibilidade que você terá. Aqueles dispostos a pagar mais por cliques aparecerão com mais frequência. Ou seja, você precisará gastar dinheiro para poder ganhar dinheiro, especialmente no Google Ads. Desde que você monitore sua verba de perto, você pode gastar a vontade e apenas usar o retorno do investimento para anunciar de novo e recomeçar o ciclo.

Além de tudo, você sempre pode fazer testes A/B para monitorar e otimizar a sua campanha, removendo aqueles termos que não convertem ou anúncios que trazem poucos visitantes, substituindo-os por outros de mais qualidade.

 

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